ARGILOTERAPIA: Argila para tratamento da pele e cabelo

10:24



   Olá meninx, tudo bem?!

   Hoje eu vim falar um pouco sobre os vários tipos de argila, para que são usadas e como são usadas. Eu não sabia que existiam tantos tipos e cores de argilas, então foi uma pesquisa muuuuuuuito enriquecedora para mim, tanto quanto será para vocês, tenho certeza!

   A Argiloterapia, é o uso terapêutico da argila, e tem se tornado bastante famoso e as informações sobre essa terapia tem crescido muito nos últimos tempos porque é uma forma alternativa e 100% natural de combater alguns problemas que até então parecem sem solução e nada econômicos.

   A argila é um material terroso 100% natural; nada mais é do que  o conjunto de minerais compostos de silicatos de alumínio hidratados, formadas pelo processo de decomposição de rochas feldspáticas. Quando quando entra em contato com a água apresenta plasticidade, assim como o barro, dessa forma ficam moldáveis e endurecem com a perda de água (ressecamento), solidificando completamente com o excesso de calor.

  São usadas para diversos fins, sejam terapêuticos e/ou artesanais. Para fins terapêuticos, por exemplo, são usados para o tratamento de pele como a oleosidade, envelhecimento e flacidez e/ou ressecamento. São usadas também para o tratamento de seborreia, oleosidade capilar, crescimento, hidratação entre outros. São ricas em minerais como alumínio, ferro silício, potássio e outros, sendo um ótimo cicatrizante, estimulador para a circulação, clareador, esfoliante, antioxidante, anti-envelhecimento, bactericida, anti-inflamatório, revitalizador, antiestatista, equilibrador, rejuvenescedor, agindo profundamente na pele.

ARGILA VERDE
ADSTRINGENTE

   A argila verde é ótima para peles oleosas; muito usada para tratamento de acnes pois é um poderoso bactericida e cicatrizante. Estimula a circulação.

ARGILA VERMELHA/ROSA
REDUTORA

   A argila vermelha, indicada para peles sensíveis, é também um poderoso cicatrizante, rica em ferro. A argila rosa é a mistura da argila branca com a argila vermelha, proporciona brilho pra pele.

ARGILA AMARELA
TENSORA

   A argila amarela é rica em colágeno, tendo ação antienvelhecimento ajuda a combater a flacidez. É rica em silício e potássio.

ARGILA BRANCA
CLAREADORA

   A argila branca é ótima para peles secas, combatendo a desidratação. Clareia e suaviza a pele, proporcionando maciez, hidratação e relaxamento.

ARGILA CINZA
CICATRIZANTE

   A argila cinza é ótima para peles muito oleosas e manchadas. Ótima contra espinhas, cravos, sendo um maravilhoso esfoliante. É antioxidante, retarda o envelhecimento da pele e combate a seborreia.
  
ARGILA PRETA
DESINTOXICANTE

   A argila preta também é conhecida como "lama vulcânica", proporciona a desintoxicação de peles oleosas, tendo também ação anti-inflamatória, ajudando a eliminar toxinas. Tem baixo percentual de ferro, sendo rica em alumínio e silício.

ARGILA MARROM
REVITALIZADORA

  A argila marrom também é um ótimo cicatrizante, sendo indicada para o tratamento de acnes e machucados na pele. É um ótimo revitalizador e equilibrador. Possui efeito rejuvenescedor, agindo profundamente nas células da pele do rosto.


   É possível encontrar a argila em estado natural ou em cosméticos , ambos possuem as mesmas funções, mas nós entramos naquela velha questão: natural vs. produtos industrializado, claramente a argila natural é muito mais barata que os cosméticos, além de que as consultas para a terapia com argila são também bem altas e não tão acessíveis quanto parece, infelizmente!!!

  Espero que eu tenha dado uma luz a vocês que procuram terapias alternativas, a respeito dos diversos tipos de argilas e suas determinadas funções. Falei bem pouco sobre elas porque não sou nenhuma mestre no assunto, mas possuía muita curiosidade sobre isso e achei interessante trazer para vocês! Fiquei super empolgada com as diversas possibilidades e caminhos que essa pequena e superficial pesquisa proporcionou, espero que tenha sido da mesma forma para vocês.

  Vocês já conheciam a terapia com argila? Conhece alguém que já fez ou que faça? Conta ai nos comentários as experiências e buscas de vocês!! Beijooooos!

Postagens sugeridas

10 Comentários

  1. Oii Fanie, tudo bem? Simplesmente amei esse post, super informativo. Já faz um tempinho que tenho usado essas argilas no rosto, gosto bastante do resultado.
    Já estou seguindo o seu Blog, tudo muito lindo por aqui!

    Beijos <3
    Blog Mente Viajante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lya!

      Fico muuuuuito feliz que tenha curtido! Uau, que massa! Nunca encontrei alguém mais próximo que fizesse, que bom ter seu relato! Eu to cogitando usar na pele, achei bem interessante os benefícios da argila, até porque o material em si não é caro né... Vou caçar pra comprar! ahahaha

      Obrigada master pela visita, vou visitá-la e segui-la também. Seja super bem vinda, espero você aqui mais vezes! <3
      Beijo!

      Excluir
  2. Argila trás muitos benefícios para a pele, mas ainda não testei nos cabelos. Que legal, gostei muito da dica!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!

      Então, o pessoal ta falando muito bem do uso da argila nos cabelos! Ainda não testei, mas tenho a coragem hahahaha. Tô bem mais interessada no uso da argila na pele, vou testar e volto a falar sobre aqui no blog, ser blogueira é isso né hahahaha

      Obrigada pela visita! Beeeeeeeeeeijo!

      Excluir
  3. Bá, guria, eu andava com muuuita dúvida sobre isso. Está tudo tão resumidinho <3 Agora sei que a que eu quero é a amarela!

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!!

      Que bom que ajudou, boa sorte.

      Obrigada pela visita, beijão!

      Excluir
  4. É muito bom argila, ótimo post!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina

      Tem muita gente falando super bem das tecnicas! Adorei conhecer, tô doida pra testar!

      Obrigada pela visita, beijão!

      Excluir
  5. Já tinha lido sobre ela e fiquei super interessada! Vi que preciso pra ontem da verde hahaha vou procurar alguma coisa com ela, acho que vai ajudar a dar um jeito na minha cara ferrada. Tô querendo uns produtinhos com essa pegada mais natural, acho que vai ser minha salvação x)
    Beijooo!

    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquelzinha!

      Siiiiiim! Parece ser ótima mesmo. Eu fiquei pasma com o número de cores e funções, pra mim só existia aquela argila comum hahhahahaha, ALOK!
      Tô doida pra testar.. rs

      Obrigada pela visita! Beijooooo!

      Excluir

Popular Posts

FACEBOOK

Subscribe