Truques para amenizar a ansiedade

11:18


   Olá meninx, tudo bem?!

   Não sei se muitas de vocês sabem, acredito que nenhuma já que eu falo muito pouco sobre minha ansiedade/crise existencial e outros, mas sou extremamente ansiosa. Não é aquela ansiedade comum que a gente conhece em que dá uma dorzinha na barriga, calafrios, tremedeira nas apresentações não, vai muuuito, mas muito além disso.

   Para quem não sabe a ansiedade é algo bastante comum e muita gente sofre muito com esse problema. "Problema"? Sim, a ansiedade pode se tornar um problema e vezes até um monstro na nossa vida.

DIFERENÇAS ENTRE ANSIEDADE E TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

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   A ansiedade nada mais é do que uma característica biológica que acaba por anteceder momentos de perigo, seja real ou imaginário, que marca pequenas ou grandes sensações corporais como a sensação de vazio no estômago, taquicardia, medo intensificado, aperto no tórax, transpiração e/ou falta de ar, tremedeiras e outros sintomas e sensações em maiores ou menores intensidades, dependendo do caso e da situação, e está totalmente associadas à disfunção do sistema nervoso autônomo.

  Ao contrário do que pensam a ansiedade não surge por escolha própria e não é uma besteira, podem surgir por muitos fatores, um exemplo é a anormalidade na química do cérebro, já que é um estado emocional. Toda e qualquer pessoa pode ter ansiedade, inclusive é muito mais comum do que parece, já que existem graus de intensidade que difere quando isso está ou não prejudicando o indivíduo, podendo se tornar uma patologia e agravar para problemas como o transtorno da ansiedade.

ALGUNS SINTOMAS PSÍQUICOS

  • Irritação
  • Inquietação
  • Perda de concentração
  • Tensão
  • Insonia
  • Entre outros...


ALGUNS SINTOMAS FÍSICOS

  • Dor de cabeça
  • Dor no peito (Palpitações, falta de ar)
  • Tontura
  • Formigamento
  • Entre outros...
  No meu caso, por exemplo, em alguns momentos fico totalmente chorosa, com a auto estima baixa, não consigo deixar as minhas unhas crescerem porque fico roendo sem parar (tipo, todo o tempo, toda hora, em qualquer lugar de forma natural e inconsciente, ou seja, nem noto que levei o dedo na boca, só vou notar e realmente me importar quando eu sinto meus dedos doloridos e machucados), tenho muita insônia então durmo e acordo tarde, o que agrava problemas como depressão, por exemplo...

  Com esses sintomas eu resolvi tomar alguma atitude pra não acabar me machucando, seja fisicamente (no caso das unhas, dedos e outros), seja psicologicamente (no caso da crise existencial, pensamentos tristes e etc) para me concentrar na atividade e/ou exercício que me propus a fazer, já que a nossa cabeça vai além do além, rs. Então eu espero, com isso tudo, ajudar quem sente o mesmo, seja pouco, moderado ou extremo, talvez possa amenizar por alguns pequenos espaços de tempo, o que é, pelo menos pra quem sente isso tudo, um pouco de paz.

1. Brinque com uma mola de plástico!
Pra quem não sabe o que é, é uma mola de plástico toda colorida que vende de R$ 1,00 a R$ 2,00 reais em lojinhas de bugigangas. Ela é realmente bem eficiente pra quem quer focar, eu fico o dia inteiro com ela nas mãos abrindo e fechando para esquecer de roer unhas e principalmente quando estou inquieta e/ou estressada, ela prende o seu foco e acaba relaxando. Exercitar-se é muito importante também, mas quando não puder se exercitar pra gastar energias, use a molinha pra prender a atenção.

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2. Use uma bolinha anti-estresse
As bolinhas anti-estresse não passam de R$ 20,00 reais. São bolinhas super macias que se parecem muito com aquelas que compramos em petshop pros cachorrinhos, são super macias e ideais para isso! A ideia é você ficar apertando ela, além de prender a sua atenção (o que exige de você foco) ajudam na circulação do sangue das mãos e pés, graças a esses "espinhos" que elas tem do lado externo (que não ferem), além de trabalhar o músculo e as articulações da mão e dos dedos (muito bom pra quem trabalha o dia inteiro digitando, por exemplo).

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3. Garrafa com água
Além de incentivar o maior consumo de água que é super importante e necessário, ter uma garrafa de água por perto é uma boa opção pra quem por conta da ansiedade acaba querendo roer as unhas ou ficar beliscando alguma comida depois do almoço (o hábito de levar algo na boca que podem te fazer comer muito e a toda hora), o que leva pessoas ansiosas a engordar sem saber o motivo.

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4. Rabisque papéis! Rasgue papéis!
Tenha sempre ao seu lado uma caderneta ou agenda, rabisque quando se sentir ansiosa demais ou irritada, desenhe, amasse e/ou rasgue papéis, isso pode aliviar tensão e irritação! É uma forma de exercitar também, desse modo as suas mãos não vão à boca, evitando portanto roer unhas e machucar seus dedos, bem como acabar tendo compulsão por comer fora de horário.

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5. Ouça música e cante!
Ouça música e cante, opte por manter-se concentrada na melodia e letra e exercite a cantoria! Falar bastante e cantar são ótimas formas de manter a concentração em momentos que você está sem nada pra fazer, já que o "não fazer nada" ou o "ter muita coisa pra fazer" pode agravar a ansiedade porque para alguém ansioso são barreiras inquebráveis. Além de aliviar a tensão você não vai resistir e vai se entregar aos sons! Bateu a ansiedade, tá roendo unha, comendo fora de horário ou com muita energia acumulada? Corre pra playlist!

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   Espero ter esclarecido um pouco sobre esse que é um dos problemas que tem crescido nos últimos tempos, tanto quanto a depressão, e que são as "doenças do século", tanto para quem tinha o conhecimento raso e de senso comum e para quem sabe e lida com isso diariamente.

  Não sou nenhuma especialista no assunto, por isso, aos menores ou maiores sintomas busque ajude psicológica que é muito importante para o controle desse problema, para que ele(a) possa te orientar adequadamente. Essa pequena listinha com dicas que disponibilizei no blog são formas que encontrei de amenizar as minhas crises de ansiedade no dia a dia e que podem ajudar um pouquinho quem sofre com isso também.

   Espero que tenham curtido as dicas, mais informações sobre isso você encontra em Setembro Amarelo. Beijooo!

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11 Comentários

  1. ótimas diquinhas ;) https://universodecifrado.blogspot.com.br/

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  2. Eu sou suuuper ansiosa e amei as dicas! Até um tempo atrás, eu não conseguia prestar atenção na aula, de tão ansiosa que ficava e queria ir embora logo. Aí vivia tomando água pra tentar me acalmar. Ajudava um pouco, mas no fim acabava que eu tinha que toda hora ir no banheiro HAHAHAH e ouvir música é uma ótima dica, te ajuda a esquecer um pouco sobre o que está ansiosa x)
    Beijoo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

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    1. Sim, hahaha, eu uso a mola e a agenda que são mais manuais, porque eu machuco meus dedos de tanto roer unhas, já tinha que passar num psico pra controlar a ansiedade porque tá sendo prejudicial pra mim, mas so falta a vergonha na cara hahaha

      Quebrei a minha mola outro dia, vou ter que ir atrás de outra, queria comprar essas bolinhas, são super macias de repente dá certo pra mim rs

      Beijs.

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  3. Amei as dicas e achei legal diferenciar o normal do patológico. Também me encontro beeem ansiosa com grande frequência e essas dicas podem me ajudar também!

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    1. Oi Alice! <3

      É bem importante pautar as diferenças entre o estado normal e o patológico né, muita gente acaba achando que é só "frescura" e mal sabem o dano que as crises podem causar :(
      Ajudam muito, Alice! De 100% tem me ajudado 10%! Se tenho a mola ou algo pra levar na boca ao invés dos dedos, esqueço completamente de roer unhas! rs, mas como nada é perfeito, eu acabo estragando as molas :(

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  4. Muito bom o seu post! Infelizmente também sofro com essas crises de ansiedade as vezes e essas dicas ajudam bastante. Sempre estou com uma garrafinha de água por perto haha

    Beijos <3
    Blog Mente Viajante

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    1. hahaha, também! É a que menos dá na cara, pessoal vira e mexe quer saber porque fico com a mola na mão, :(

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  5. Eu tinha crises de ansiedade também, era muito perturbador, eu ficava realmente mal. É difícil de controlar mas hoje eu já consigo dar uma amenizada, o que eu estou praticando agora é Mindfullness, um tipo de meditação. A respiração concentrada no agora me ajuda demais, eu recomento a todos experimentar.

    Beijão,
    Desencana mina

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    1. Nossa, não conhecia! Adorei a dica, vou pesquisar mais a respeito.

      Quando eu era menor nunca tinha tido crises, hoje já mais velha sempre vem alguma crisezinha :(

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  6. Sou uma pessoa completamente ansiosa, fico antecipando tantas coisas que chego a ficar doidinha. Vou tentar as técnicas que você citou. Normalmente eu ouço música ou tento tomar um banho relaxante, mas acho que tudo que você disse no post pode ajudar ^^

    Beijos!
    Eating Peanuts

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